. 08/03 Dia Internacional das Mulheres, selecionamos dez canções para esse dia especial. - Rock Blues
junho 22, 2021

Rock Blues

Ribeirão

08/03 Dia Internacional das Mulheres, selecionamos dez canções para esse dia especial.

Em 1975 a ONU oficializou o dia 8 de março como  Dia Internacional da Mulher.

Mas essa luta começou bem antes.

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.

Somente mais de 20 anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

Selecionamos 10 canções para esse dia especial:

Começamos com a Mãe do Rock: Sister Rosetta, passamos por Janis Joplin, Patti Smith, Tina Turner, Rita Lee, Aretha Franklin, L7, The Runaways, Debbie Harry (Blondie) e Cássia Eller.

Muito difícil escolher apenas 10, mas essas mulheres representam a luta feminina por direitos iguais.

Comente quem você incluiria nessa lista.

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher