. Kenny Wayne Shepherd – Rescindida a nomeação no Blues Music Awards 2021 - Rock Blues
junho 24, 2021

Rock Blues

Ribeirão

Kenny Wayne Shepherd – Rescindida a nomeação no Blues Music Awards 2021

A Blues Foundation rescindiu a nomeação de Kenny Wayne Shepherd no Blues Music Awards (BMA) de 2021 na categoria “Artista de Blues Rock” por usar a Bandeira dos Estados Confederados em um de seus carros. A decisão de rescindir a nomeação está de acordo com a Declaração da Fundação Contra o Racismo (15 de março de 2021), que afirma “A Fundação Blues condena inequivocamente todas as formas e expressões de racismo, incluindo todos os símbolos associados à supremacia branca e à degradação das pessoas de cor. Nós nos responsabilizaremos, assim como todos os músicos de blues, fãs, organizações e membros da indústria da música, por ações racistas e encorajaremos compromissos concretos para reconhecer e reparar a dor resultante.”

A bandeira dos estados Confederados foi usada pelos estados do sul do país na guerra da secessão, entre 1861 e 1865. Nela, os estados do sul, que defendiam a manutenção da escravidão, queriam romper com os estados do norte. O próprio exército dos USA baniu a bandeira de suas instalações.

A Blues Foundation também pediu ao pai do artista, Ken Shepherd, para deixar o cargo de membro de seu conselho de diretores.

Shepherd se pronunciou sobre a decisão: “Fomos informados de que esta decisão foi tomada porque, nos últimos dias, surgiram preocupações em relação a um dos carros da minha coleção de Muscle Cars. O carro foi construído há 17 anos como uma réplica e uma homenagem ao carro icônico da televisão série, The Dukes of Hazzard (a série Os Gatões, transmitida no Brasil pela Rede Globo). Aquele programa da CBS foi um dos programas mais populares e avaliados de sua época e, como milhões de outros, eu o assistia todas as semanas. Na série, um dos “personagens” centrais era um Muscle Car que exibia uma bandeira da confederação em seu teto. Anos atrás coloquei aquele carro na garagem de forma permanente e há algum tempo, tomei a decisão de cobrir permanentemente a bandeira do meu carro porque era totalmente contra meus valores e ofensivo para a comunidade afro-americana que criou a música que eu tanto amo e peça desculpas a qualquer pessoa que tenha magoado involuntariamente por causa disso. Quero deixar algo muito claro e inequívoco. Eu condeno e me oponho totalmente a todas as formas de racismo e opressão, e sempre fiz isso”.

Enquanto você assiste ao vídeo “VOODOO CHILD", deixe sua opinião nos comentários se você concorda com a decisão da Blues Foundation!