. “Big Chico Plays Rod Piazza” - Big Chico lança tributo a Rod Piazza - Rock Blues
junho 24, 2021

Rock Blues

Ribeirão

“Big Chico Plays Rod Piazza” – Big Chico lança tributo a Rod Piazza

Nesse último final de semana o gaitista Big Chico lançou o álbum “Big Chico Plays Rod Piazza” homenageando o lendário gaitista Rod Piazza.

O carismático e talentoso Big Chico, que ganhou esse apelido do gaitista americano Peter MadCat, teve seu primeiro contato com a gaita nos anos 90 quando ainda era aluno da faculdade de engenharia civil. Começou a estudar gaita com Marcio Maresia, em Jundiaí, até formar a sua primeira banda. Do palco do Delta Blues Bar de Campinas para o palco do B.B King’s Blues Club em Hollywood, Chico foi se consolidando com um dos maiores gaitistas do Brasil, chegando abrir o show do ícone James Cotton, além de participar dos principais festivais de jazz e blues nacionais e internacionais, dividindo o palco com grandes nomes do jazz e blues como Keb Mo, Mark Hummel, Howard Levy, Deacon Jones, Johnny Rover, Rick Estrin, Mark Ford, Lucky Peterson, Lurrie Bell e claro Rod Piazza.

Nascido na Califórnia em 1947, Rod Piazza formou a “The Dirty Blues Band”, sua primeira banda, em meados dos anos 60. Em 1968 formou a fabulosa banda “Bacon Fat” junto com seu ídolo e mestre George “Harmonica" Smith. Na década de 70, com a pianista (e hoje esposa) Honey Alexander, discípula de Otis Spann, formou a banda “The Mighty Flyers” com a qual se apresenta até hoje. Com seu timbre único, Piazza faz o seu West Coast Blues com muita energia. A banda “The Mighty Flyers” já se apresentou no Brasil, e eu tive a oportunidade de assistir dois shows no Bourbon Street em São Paulo. E acredite, Rod Piazza já tocou com Elvis Presley.

O álbum “Big Chico Plays Rod Piazza” traz 11 faixas:

Telephone Blues – de 1970 do álbum “Grease One For Me” – Bacon Fat

Harpthrob – de 1988 do álbum “So Glad To Have The Blues” – Rod Piazza

Moving in a West Coast Way – de 2004 do álbum “Keepin’ It Real” –  Rod Piazza & The Mighty Flyers

Soul Monster – de 2009 do álbum “Soul Monster” –  Rod Piazza & The Mighty Flyers Blues Quartet

Good Morning Little School Girl – de 2004 do álbum “Keepin’ It Real” –  Rod Piazza & The Mighty Flyers

Rocking Robin – de 1986 do álbum “Harpburn” – Rod Piazza

Diamonds at Her Feet – de 1994 do álbum “Live At BB King’s Blues Club, Memphis”  –  Rod Piazza & The Mighty Flyers

That’s It – de 2011 do álbum “Almighty Dollar” – Rod Piazza & The Mighty Flyers

Murder in the First Degree – de 1994 do álbum “Live At BB King’s Blues Club, Memphis” – Rod Piazza & The Mighty Flyers

Snap Crackle Hop – de 2007 do álbum “Thrill Ville” –  Rod Piazza & The Mighty Flyers Blues Quartet

4811 Watsworth – de 1997 do álbum “California Blues” – Rod Piazza

Uma curiosidade sobre Big Chico é que ele gravou o seu terceiro álbum “Blues Dream” nos Estados Unidos com a banda do grande gaitista William Clarke que, assim como Rod Piazza, foi discípulo de George “Harmonica" Smith.

“Chico realmente tem o sentimento e a alma do blues. Seu ataque e tom são reais, ele está mantendo isso vivo!" – Rod Piazza.

“Big Chico Plays Rod Piazza” já está disponível nos melhores sites de streaming. Aumenta o som e curta a gaita cromática de Big Chico no vídeo “Harpthrob” and Feel the Blues!