. “The Joshua Tree”, só isso! - Rock Blues
junho 22, 2021

Rock Blues

Ribeirão

“The Joshua Tree”, só isso!

Não sei vocês, mas confesso que se um dia eu tivesse a obrigação de realizar qualquer lista top 10 (música, filmes, discos, artistas, enfim, qualquer coisa do tipo) não tenho dúvidas que essa lista ganharia um zero a mais e ficaria top 100, sem ordem de melhor ou pior.

Mas em se tratando de unir disco, banda e música, em uma votação só, um me vem de imediato à mente. Falo do fantástico “The Joshua Tree”, de 1987, o quinto álbum de estúdio do U2.

Só qual música a escolher do álbum me deixaria meio perturbado. Das 11 canções escritas e compostas pelo U2, com letras de Bono Vox, três (que fizeram sucesso comercial) estão na minha cabeça e coração: “Where the Streets Have No Name”,”I Still Haven’t Found What I’m Looking For” e, claro,  “With or Without You”.

Não à toa, “The Joshua Tree” é um dos álbuns mais vendidos do mundo, com mais de 25 milhões de cópias vendidas.

Uma curiosidade que li certa vez: o nome do disco “The Joshua Tree”, que em português seria “A Árvore de Josué” quase foi outro. A primeira opção seria “As Canções do Deserto” (The Desert Songs) ou “As Duas Américas” (The Two Americas). Alguém sugeriu que a capa deveria ser uma das árvores do deserto de Monjave, nos EUA. A árvore em questão a de Josué, que, acabou caindo no gosto e misticismo da banda irlandesa.

Em tempo… Ainda sobre o Top 10, vou aqui convocar e desafiar alguns amigos e colaboradores do Rock Blues Ribeirão, para apresentarem alguns Top 10. Vamos ver quem topa.

Semana que vem o tio volta!