. Só duas bandas no mundo fizeram isso! - Rock Blues
junho 22, 2021

Rock Blues

Ribeirão

Só duas bandas no mundo fizeram isso!

Eu fico imaginando como deve ser difícil a vida de músico profissional, principalmente em início de carreira. Imagino o trampo que é lançar um disco.

Hoje talvez um pouco mais suave por conta das plataformas digitais e bons equipamentos de gravações mais acessíveis.

Mas num passado não tão distante, não era bem assim. A mídia tinha que ser física CD, LP ou fita K7.

Se já deveria ser trabalhoso lançar um disco, imagine o primeiro, que pouca gente conhece a banda ou o cantor, cantora, enfim.

Agora imagine lançar três discos no primeiro ano.

Pesquisando, descobri que apenas duas bandas no mundo conseguiram tal proeza. Talvez outras tenham feito no decorrer da carreira, o que penso ser difícil. Mas não no primeiro ano, ou seja, três discos que podemos chamar de “número 1”, descobri só duas.

Pensa rápido e dê um palpite qual foi a primeira.

Talvez seja para milhares de roqueiros no mundo a principal banda de rock que passou pelo planeta: The Beatles.

Os “Caras de Liverpool” não só lançaram os três “números 1” no mesmo ano, em 1966, como estouraram com os três trabalhos. Foram os primeiros. Até então, ninguém nem tinha conseguido lançar dois discos “número 1” no mesmo ano. Não por acaso são referências até hoje.

Mas vamos lá, o primeiro disco foi “Rubber Soul”, lançado em janeiro de 1966. Em julho, já estava sendo comercializado o “Yesterday and Today”, e dois meses depois surgiu “Revolver”.

A segunda banda a conseguir tal façanha foi a The Monkees. Falar do The Monkees mereceria uma coluna especial. Foi uma banda montada nos EUA, depois de um classificado de emprego e concurso, para uma série de TV. Não precisa nem dizer que estourou no final dos anos 60.

Independente disso, os caras fizeram isso. No primeiro ano de trabalho, em 1967, lançaram “More of the Monkees”, em fevereiro, “Headquarters”, em junho e “Pisces, Aquarius, Capricorn and Jones LTD”, em dezembro.

Um detalhe The Monkees, em 1968, embalados pela TV, lançaram outros três discos.

Outro detalhe interessante.

Se reduzirmos para dois discos de estreia, no primeiro ano, encontrei apenas outras duas bandas:

Led Zeppelin, com os “Led Zeppelin” e Led Zeppelin “II”, em 1969 e System of a Down, em 2005, com “Mezmerize” e “Hypnotize”.

Saindo do rock, o cantor country norte-americano Garth Brooks em 1992, na sua estreia lançou dois discos.

E pra fechar, um trio ligado ao rap: 2Pac em 1996, Jay-Z em 2004 (ai um destaque para “Collision Course” com o Linkin Park), e Drake e Future em 2015, entram nessa seleta lista.

Se juntarmos esses aos The Beatles e The Monkees são apenas nove artistas a conseguirem tal feito em início de carreira. Tem que dar moral pra eles!

Valeu pessoal, semana que vem eu volto!